Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Bola de fogo risca o céu australiano e cai no mar; veja o vídeo

As imagens do meteoro caindo no oceano, na costa sul da Tasmânia, foram capturadas por um navio de pesquisa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO)

Imagem: CSIRO/RV Investigator/Divulgação

Por existirem hoje milhares de satélites em órbita e bilhões de câmeras em terra, cada vez mais meteoros são avistados iluminando o céu ao atravessarem a atmosfera do planeta – depois do bólido que iluminou a madrugada ao sul de Portugal, outra rocha incandescente riscou o céu esta semana; desta vez, sobre a Austrália.

As imagens do meteoro caindo no oceano, na costa sul da Tasmânia, foram capturadas por um navio de pesquisa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), agência nacional para pesquisa científica na Austrália.

O meteoro caiu ao sul da Tasmânia.
Fonte: CSIRO/Divulgação

A câmera livestream da embarcação transmite imagens ao vivo continuamente, e por isso captou o momento em que o meteoro (segundo a tripulação, verde brilhante) cruza o céu à frente do navio para, em seguida, se desfazer sobre oceano.

Para o gerente da CSIRO a bordo do RV Investigator, John Hooper, registrar a queda do meteoro foi um golpe de sorte: “O que vimos na análise das imagens nos surpreendeu, em particular o tamanho e o brilho do meteoro”, disse ele.

Golpe de sorte

A queda aconteceu nesta quarta-feira, às 21h21 (hora local), a 100 km ao sul da Tasmânia. O RV Investigator está na área mapeando o fundo do mar e conduzindo estudos oceanográficos.

Anúncio. Desça para continuar a leitura.

Segundo o astrônomo Glen Nagle, da CSIRO Astronomy and Space Science, “mais de cem toneladas de detritos espaciais naturais entram na atmosfera da Terra todos os dias; a maior parte passa despercebidaao ocorrer em áreas despovoadas. Se tivermos sorte, sua entrada pode ser visualmente espetacular.”

O RV Investigator estava na hora e no lugar certos.
Fonte: CSIRO/Matthew Marrison/Divulgação

Nas primeiras horas desta quinta (19), moradores da capital Hobart inundaram as mídias sociais com relatos sobre o avistamento – mas pouca gente conseguiu registrá-lo. “As câmeras estão por toda parte, mas devem apontar para o lugar certo e na hora certa. O RV Investigator foi o sortudo da vez”, disse Nagle.

Matéria por TecMundo –

Julia Marinho

via nexperts

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Guarujá

Na quinta e sexta-feira (3 e 4) a imunização ficará centralizada no Ginásio Guaibê, das 9 às 14 horas, tanto na quadra quanto no...

Guarujá

Alguns dos muitos trabalhos realizados pela equipe da Defesa Civil são as vistorias de locais de risco, encostas e morros, prevenção a desastres naturais...

Guarujá

Atendimento será das 8 às 17 horas, conforme pré-agendamento

Guarujá

Evento acontece totalmente on-line, de segunda (19) a sexta-feira (23), a partir das 19 horas, pelo facebook @serespmg