Connect with us

Hi, what are you looking for?

Bertioga

Gremar resgata 14 pinguins em Bertioga, Guarujá e Santos

Em ações pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) neste domingo, 21, o Instituto Gremar resgatou 14 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) juvenis nas praias de Guarujá, Santos e Bertioga.

A chegada do inverno no Hemisfério Sul representa o início do período migratório da espécie. Os animais partem das colônias que habitam na Argentina, Chile e Ilhas Malvinas rumo à costa brasileira, em busca de alimento. 

O longo trajeto, a influência das correntes marinhas e o eventual impacto de ações antrópicas costumam causar este tipo de encalhe.

Foi o que ocorreu neste fim de semana: do total, nove deles foram resgatados no Guarujá (sete na Praia da Enseada, um na Praia do Guaiúba e um na Praia de Santa Cruz); quatro em Bertioga (dois na Riviera de São Lourenço, dois na Praia de Boracéia); e um em Santos (Praia da Aparecida).

Todos encontram-se neste momento recebendo os cuidados iniciais no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá. A maioria está abaixo do peso e em estado de exaustão, alguns apresentam ferimentos leves.

Divulgação/Gremar

Eles serão mantidos em sala de estabilização, com controle de temperatura e receberão o manejo veterinário e nutricional necessário até que readquiram suas melhores condições e se mostrem aptos a retomar sua migração.

O Instituto Gremar recomenda aos munícipes que, caso avistem pinguins encalhados na praia, os animais não sejam tocados, nem devolvidos ao mar. Deve-se evitar aglomerações e entrar em contato com a instituição ambiental mais próxima. O Instituto Gremar pode ser acionado para resgates de animais marinhos, vivos, debilitados ou mortos pelos telefones 0800 642 3341 e (13) 99711 4120.

Por redação Jornal Costa Norte

Anúncio. Desça para continuar a leitura.
Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Guarujá

Na quinta e sexta-feira (3 e 4) a imunização ficará centralizada no Ginásio Guaibê, das 9 às 14 horas, tanto na quadra quanto no...

Guarujá

Alguns dos muitos trabalhos realizados pela equipe da Defesa Civil são as vistorias de locais de risco, encostas e morros, prevenção a desastres naturais...

Guarujá

Atendimento será das 8 às 17 horas, conforme pré-agendamento

Guarujá

Evento acontece totalmente on-line, de segunda (19) a sexta-feira (23), a partir das 19 horas, pelo facebook @serespmg